O Scrum é uma metodologia para o desenvolvimento de softwares que busca a resolução rápida dos problemas e evita se ater a detalhes específicos e a instruções rígidas. Assim como as pessoas, as equipes e os projetos mudam e evoluem com o tempo.

Uma maneira única de projetar não permite o desenvolvimento ideal de um projeto. Simplificando: o Scrum é o oposto de uma lista de tarefas, é uma forma de abordar projetos em grupo com flexibilidade e rapidez. Interessante não é mesmo?

Para saber mais sobre essa metodologia de desenvolvimento de software, continue a leitura!

Quais são os valores do Scrum?

Os valores definidores do Scrum são, simplesmente, diretrizes que permitem a um grupo de pessoas trabalharem juntas, como uma equipe. Esses valores são:

  • Coragem, especialmente quando se trata de resolver problemas difíceis durante o desenvolvimento de um software.

  • Foco; naquilo que realmente importa.

  • Compromisso com os objetivos  da equipe.

  • Respeito por todos os membros da equipe.

  • Flexibilidade sobre o trabalho e quaisquer desafios que possam surgir.

Ao incorporar os valores do Scrum, uma equipe de trabalho assume a responsabilidade compartilhada pelo sucesso do desenvolvimento de um software. Ela também evita os problemas que surgem ao trabalhar de maneira isolada.

É preciso que todos os membros de um Time Scrum assumam esses valores. Caso contrário, aequipe não terá sucesso. É importante observar que esses são valores sólidos, que podem ser usados por qualquer equipe.

Quem faz o que na metodologia Scrum?

O framework Scrum possui três funções principais: o Time Scrum, o Scrum Master e o Product Owner.

O Time Scrum é exatamente o que parece – as pessoas que trabalham juntas no desenvolvimento de um software. As equipes têm a liberdade de se organizar e gerenciar seu próprio trabalho para maximizar a eficácia e a eficiência do trabalho.

O Scrum Master é o especialista e facilitador do time, responsável por ajudar todos os membros a seguirem as teorias, regras e práticas da metodologia. O Master deve garantir que o time faça o necessário para concluir seu trabalho, identificando pontos de bloqueio que possam atrasar o progresso do projeto.

O Product Owner é o responsável pela conclusão do trabalho, que pode realizar as atividades individualmente ou delegar funções.

Como o tempo é organizado?

A metodologia é marcada por cinco eventos iterativos: Sprint, Sprint Planning, Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective.

Um Sprint é um período de tempo específico, que pode variar de uma semana a um mês, durante o qual um time deve desenvolver um conjunto de atividades. O trabalho a ser feito durante uma Sprint é planejado durante o Sprint Planning, com a ajuda de todo o time. Durante essa reunião, a equipe deve definir a data de entrega do software e o trabalho necessário para atingir esse objetivo.

O Daily Scrum (às vezes chamado de Stand-Up) é uma reunião diária de 15 minutos que permite a melhor interação de todos os membros da equipe. Na Daily Scrum, o time deve montar uma estratégia de trabalho para as próximas 24 horas. Na reunião, também deve ser analisado o trabalho do dia anterior e planejado o trabalho do dia seguinte.

A Sprint Review  ocorre após o término de uma Sprint. Durante a revisão, o Product Owner verifica o andamento do trabalho. O time, então, analisa todo o trabalho realizado, fala sobre o que deu certo e como os problemas foram resolvidos.

A Sprint Retrospective também ocorre após um Sprint e serve como uma análise de todo o processo. Essa etapa permite que cada membro exponha seus problemas e ofereça soluções para o desenvolvimento do projeto.

O Scrum é uma metodologia que permite a todos os membros de uma equipe trabalharem bem juntos, de maneira rápida e contornando problemas. Essa metodologia é apenas um exemplo de como as empresas de tecnologia se mantêm adaptáveis e inovadoras.

Está pronto para abandonar a maneira antiga de fazer as coisas para uma nova maneira de pensar e trabalhar? E o que você acha de adotar o Scrum? Deixe um comentário!

Categorias: eventos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial