Nos últimos anos, houve um crescimento exponencial no número de usuários de smartphones. Hoje, o celular já é mais utilizado do que o computador para acessar a internet, segundo pesquisa do CGI no Brasil.

Obviamente, os motivos para isso incluem a portabilidade, ter hardware barato, fácil acesso à internet e popularidade dos pacotes de dados. Com mais usuários em dispositivos móveis, a otimização da experiência do usuário no telefone é essencial.

Para empresas menores, que muitas vezes não têm aplicativos nativos devido às restrições de custo ou tempo, o PWA é a principal oportunidade de conquistar clientes oferecendo a melhor experiência possível.

Mas o que é o PWA e por que você deve considerar? No post de hoje, vamos fazer uma introdução sobre o assunto!

O que é PWA?

PWA significa Progressive Web Application. O PWA é um aplicativo que preenche a lacuna entre sites móveis e aplicativos móveis. Basicamente, é uma tecnologia que permite à sua empresa ter um aplicativo nativo que rodará no navegador do usuário, ou seja, sem que ele precise fazer o download na Apple Store ou no Google Play.

Essencialmente, o PWA pega a experiência móvel que os usuários desejam e a amplifica com todas as coisas boas de ter seu próprio aplicativo nativo totalmente responsivo, como um website. Você pode esperar o seguinte de um aplicativo da web progressivo:

Interações semelhantes a aplicativos: aparência e funções de um app nativo.

Segurança: utilização de uma conexão segura para atenuar vários tipos de ameaças.

Acessibilidade: pode ser armazenado na tela inicial como os aplicativos nativos.

Engajamento: conquista ao compartilhar informações por notificações push.

Detectável: os navegadores identificam os PWAs automaticamente.

Conectividade independente:  as funções dele podem ser executadas sem conexão com a internet.

Responsividade: as páginas se adaptam em diferentes tamanhos de tela.

Atualização ágil: as atualizações são realizadas em segundo plano;

Linkável: pode ser compartilhado como URLs simples.

Leve: não ocupa espaço no celular do usuário.

Por que o PWA é importante?

Existem muitos tipos de sites e negócios que podem se beneficiar de ter um PWA. Redes sociais como o Twitter já fizeram a mudança.

Cada um oferecerá experiências diferentes, embora o resultado seja sempre o mesmo: tempos de carregamento mais rápidos, interface de usuário aprimorada e grande conveniência e acesso. Tudo isso leva a usuários mais engajados.

É um mito que os usuários ficam felizes em baixar o aplicativo de todos os sites que visitam com frequência. Eles ocupam espaço e não são tão responsivos quanto websites, podendo demorar para carregar ou mudar de páginas, por exemplo.

A cada passo a mais para baixar e logar um aplicativo reduz o número de usuários. O PWA diminui as etapas entre a descoberta de um app e seu uso, e elimina assim o atrito causado pela instalação. Isso fornece um terreno muito fértil para as empresas crescerem no mundo mobile.

As três métricas a seguir podem ser destacadas para entender a importância do PWA na moldagem da futura web:

  • Alcance: o público da web para dispositivos móveis cresceu em ritmo acelerado nos últimos anos. O Google informou que o Chrome tem 1 bilhão de usuários móveis em comparação com os 400 milhões de 2016. Quando se oferece uma experiência melhor para um público mais amplo, pode-se obter uma vantagem competitiva sobre os outros aplicativos.
  • Aquisição: outra preocupação séria enfrentada pelos aplicativos móveis é a sua capacidade de descobrir usuários em comparação com os sites. O custo de aquisição de usuários da web é mais barato que o dos aplicativos nativos. Isso acontece, principalmente, devido à possibilidade de indexação pelos mecanismos de buscas.
  • Conversão: o PWA melhora o número de conversões ao oferecer uma experiência melhor para o usuário. Mesmo quando ele estiver sem internet, poderá acessar as páginas carregadas anteriormente ou ter conteúdo personalizado exibido em sua tela.

Enquanto ainda é cedo para dizer que o PWA matará os aplicativos nativos no futuro, há certamente um interesse crescente por essa abordagem no mercado. Os PWAs estão superando muitos dos desafios quando o assunto é experiência do usuário e têm o potencial de criar uma mudança disruptiva na forma como a web funciona.

Gostou de conhecer mais sobre o PWA? Aproveite e conheça O impacto que o desenvolvimento em PWA gera para o seu negócio no nosso post sobre o assunto!

Categorias: noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial